Aos poucos você vai entendendo melhor o que é a Blockchain, já que entrou no mundo das criptomoedas. Outro conceito igualmente importante são os Smart Contracts ou Contratos Inteligentes. Mas, o que são?
Um contrato inteligente é um programa executado de forma transparente, o qual facilita, assegura e obriga o cumprimento de acordos entre as diferentes partes.
Parece difícil.

Para simplificar veja um exemplo de uma situação sem o uso dos Smart Contrats:
José quer comprar um carro novo. Para isso, depois de decidir qual modelo comprar, deve ir a alguma concessionária. Porém, conversando com o vendedor, descobre que deve esperar para levar o carro, mesmo tendo o dinheiro. Isso porque o carro deve ser registrado, emplacado, assegurado entre outras burocracias para poder sair de forma segura e legal da loja.

Com os contratos inteligentes essa mesma ação de comprar um carro poderia ser muito mais simples:
José quer comprar um carro novo. Para isso, depois de decidir qual modelo comprar, deve ir a alguma concessionária. A compra é registrada na Blockchain que executa automaticamente o registro do automóvel, pedindo a placa, assegurando e executando todas as burocracias imediatamente. Dessa forma, o carro sai no mesmo dia da concessionária. Em resumo, inclusive as placas dos carros poderiam estar na Blockchain, é uma tecnologia muito eficiente, sem tanta burocracia, sem erros humanos e tudo funciona automaticamente.

Essa ideia parece estar muito longe de se concretizar? Aposto um Ether que você já usou um Smart Contract.

Alguma vez você já usou uma dessas máquinas abaixo?

Quando você a usou teve algum tipo de interação humana? Ou tudo foi automático? A máquina de refrigerantes tem um preço por lata, por exemplo R$4,00, e está à espera de alguém que insira a quantidade de dinheiro suficiente. Quando inserimos o dinheiro podemos escolher o refrigerante e automaticamente ele é entregue. Tudo funciona automaticamente, sem erros como um Smart Contract. E existem muitos outros exemplos de Smart Contracts.

Mas, qual a relação disso com as Criptomoedas? Excelente pergunta! Os contratos se executam em computadores, ou seja, existem pessoas gastando sua eletricidade e poder computacional para executar o seu contrato. Em resumo, a essa pessoa devemos pagar pela transação em Ether e os preços são muito baixos.

Pessoalmente, vejo grande potencial nos Smart Contracts e muitos processos burocráticos poderiam ser automatizados. É uma evolução muito importante. Porém, nem tudo é perfeito e ainda faltam alguns avanços nessa tecnologia para funcionar de maneira adequada. Por exemplo, em muitas Blockchains é necessário resolver o problema de escalas cada vez maiores para poder realizar cada vez mais operações por segundo. Outro problema é a identidade necessária para validar muitos Smart Contracts. Por exemplo, uma empresa está preparando um sistema de eleições para presidentes que será realizada por meio da Blockchain e para isso é necessário identificar os indivíduos, mas quem os verifica? Um órgão centralizado?

Se, você é um programador, recomendo que aprofunde seus conhecimentos nisso, porque é mais simples do que parece. Se você não é programador meu conselho é que comece a aprender programação em geral, inclusive sua primeira linguagem poderia ser Solidty para aprender sobre os Smart Contracts. Talvez ano que vem você pode estar programando Smart Contracts para alguma empresa.

Autor: Mago Nicolas Palacios
CEO ePig Games http://www.epiggames.com/
Mago Profesional: http://www.magonicolas.cl/
Ingeniero Comercial, Magister en Marketing.

Leave A Comment
*
*