Um dos maiores desafios que qualquer pessoa enfrenta quando deseja ganhar dinheiro com trading é o correto controle das emoções. Se pararmos para pensar, os gráficos nos mostram as expectativas e os medos que cada participante tem do mercado.

Em primeiro lugar, e uma das considerações mais importantes que devem ser feita para adotar uma estratégia responsável de trading, devemos evitar incluir sentimentos na nossa tomada de decisões. É muito comum tomar decisões equivocadas pelo impulso de querer ganhar, mas isso, muito provavelmente, nos levará ao fracasso, principalmente se nas primeiras vezes tivermos sucesso. A máxima “é necessário realizar trading com o que se vê e não com o que se sente” se encaixa muito bem nesse caso.

Por outro lado, uma virtude importante que devemos aprender a desenvolver é a paciência. Quando abrimos uma ordem no mercado devemos esperar tempo suficiente para que este reaja. Ter claro quanto esperamos lucrar e, principalmente, o quanto estamos dispostos a perder é a chave para não entrar em espirais autodestrutivas como: absorver perdas esperando que o preço retorne ao que compramos ou fechar posições ao ver lucros. É necessário diminuir as perdas e aumentar os lucros.

Temos mais probabilidades de sucesso nos mercados se formos rigorosos e se quisermos deixar as emoções de lado, devemos ter claro dois pontos com base em estudos e em emoções:

  1. Abrir ordens de compra e venda com valores que nos façam sentir cômodos, afinal não queremos estar o dia todo na frente de um computador nem dormindo mal à noite.
  2. Ter um plano de trading claro, no qual definimos quais são os objetivos e perdas máximas que estamos dispostos a tomar.

Por último é necessário nos conhecer a nós mesmos e ter autocrítica suficiente para admitir nossos erros. Isso nos permitirá sair de posições que possam gerar perdas e começar de novo.
Espero que esses pequenos conselhos sirvam para melhorar suas estratégias de trading e desejo a vocês muito sucesso!

Autor: Aldo Ibaceta Vásquez
CryptoCurrency Fondo de Inversión Privado

Leave A Comment
*
*