Stellar Lumens

Grandes Alianças XLM

Se as parcerias com a IBM e KlickEx não foram suficientes para impressioná-lo, a Deloitte, a Parkway Projects e a Tempo começaram a desenvolver serviços na rede da Stellar durante 2017.

De onde vem os Lumens?

Em 2014, a rede Stellar foi lançada com 100 bilhões de stellars (nome original da unidade monetária dessa rede).

Em 2015, juntamente com uma melhoria na rede, o nome da moeda é alterado para lumen com dois objetivos: diferenciar o nome da moeda com o da rede e com o da organização Stellar.org que é responsável por contribuir para o desenvolvimento e melhoria da rede Stellar.

O que é Stellar?

A Stellar é uma Blockchain Híbrida distribuída de código aberto, que conecta pessoas e empresas a un sistema de pagamento global e que elimina a necessidade dos bancos. Além disso, possui uma velocidade de transação 500 vezes mais rápidas que as Bitcoins (entre 2 e 5 segundos), os custos de transação são baixos, podendo realizar com um dólar até 100.000 transferências e permite que sejam em várias moedas, por exemplo, USD a R$, de R$ a ETH, ou de XLM a BTC. O valor digital operado na Stellar é o Lumen.

O que é o MEMO solicitado nas transferências de Stellar?

MEMO ID é uma combinação de números na rede Stellar que nos ajuda a identificar seus fundos no nosso sistema. Se você o usa apropriadamente, o dinheiro será acreditado com sucesso e refletido no seu balanço. Se houver qualquer erro na hora de ingressar esse número, você pode entrar em contato com nosso Suporte.

 

O que são os Lumens?

Os Lumens são as unidades de medida da rede Stellar. Um Lumen (XLM) equivale a uma unidade de moeda digital, assim como o Ether equivale à unidade da rede Ethereum. A rede da Stellar precisa de Lumens para poder funcionar, dado que eles permitem que o valor circule ao redor do mundo, permitindo transações entre criptomoedas de maneira rápida e segura.

Quantos Lumens existem?

LUMENS TOTAIS                                                           >>>  103.68  bilhões de XLM

LUMENS DISPONÍVEIS (NÃO RETIDOS POR SDF)  >>>    18.43  bilhões de XLM

LUMENS DISTRIBUÍDAS                                               >>>      8.13 bilhões de XLM

Há mais criação de Lumens?

Sim, vão saindo mais Lumens por meio de um processo que agrega à rede 1% dos lumens a cada ano.

O que é custo da transação (Fee transaction)?

O Fee Transaction é o valor que se cobra ao enviar Lumens de uma Wallet à outra. A rede Stellar cobra um valor tão pequeno de envio, que por cada 100 mil transações nessa rede se paga somente um Lumens.

Por que o custo da transferência de Stellar é tão baixo?

Cada transação tem uma taxa de 0.00001 lumen, ou um stroops, o qual tenta prevenir que usuários com más intenções tentem saturar a rede com ataques DoS.

O que é stroops?

A quantia de 0.00001 lumen equivale a 100 stroops, de forma análoga, como um satoshi equivale a um Bitcoin, é uma mínima unidade de medida de uma criptomoeda. Então, cada transação na rede Stellar tem um custo de 100 stroops.

Quem paga o fee de transação na rede Stellar?

Quem realiza o envio de lumens é quem paga o fee pela transferência. Nesse caso, a CryptoMarket subvenciona o pagamento, portanto para você o custo de enviar lumens é zero.

Como funciona a inflação na Stellar?

Ninguém lucra com o fee. O livro contábil recolhe os fundos e os redistribui em um processo de inflação, mediante um processo que agrega à rede 1% dos lumens a cada ano. A rede recolhe também o fee por transação e isso forma parte do pool de inflação.

Preciso de Lumens para usar a rede da Stellar?

A rede Stellar possui o uso livre, o código é open source com licença Apache. Se o objetivo é realizar transações na rede, então você precisaria de Lumens para pagar os fees de transação, tal como se requerem Ether para operar na Blockchain Ethereum. Nesse caso, um Lumen é suficiente para pagar até 100.000 transferências.

O que é o Algoritmo de Consenso?

Os servidores se comunicam entre si e guardam um historial de todas as contas em uma base de dados chamada ”ledger”. Quando a transação ocorre, os servidores devem estar de acordo ou encontrar um consenso para que a transação seja aprovada. O processo de consenso ocorre a cada 2-4 segundos, o que garante que cada servidor tenha uma cópia idêntica da base de dados.

Onde eu posso operar com Lumens?

Além de poder operar na Cryptomkt, a Bittrex, Poloniex e Binance representam a grande maioria do volume comercial da Stellar Lumens, registrando 35.19%, 36.15% e 16.79% respectivamente nos últimos meses. Binance e Bittrex são compatíveis com os pares de criptodivisas comerciais ETH e BTC, enquanto a Poloniex só opera com BTC e USD.

Qual a diferença entre a Stellar e a Ripple?

A resposta correta é: depende. A Stellar tem usos e objetivos diferentes da Ripple. A Stellar foi criada de forma descentralizada, sem objetivo de lucro e para promover a inclusão financeira. Já a Ripple foi criada com objetivo de lucro, por grandes instituições financeiras e, por isso, pode ser considerada mais conservadora. A Stellar surgiu com base no código da Ripple, mas já não o usa, por isso, algumas pessoas dizem que a Stellar melhorou o código da Ripple e tem um potencial muito grande de inovar. Possuem, portanto, filosofias e culturas muito diferentes e, por isso, atendem a diferentes tipos de públicos.