INFORMAÇÕES

O que é a CryptoMarket e como funciona?

133 views 10 de maio de 2018 7 de fevereiro de 2019 denise 3

Com aproximadamente 170.000 clientes na América Latina, a CryptoMarket é uma das empresas de Fintech que mais cresce na região.

Se você ainda se pergunta o que é CryptoMarket e como funciona, essa leitura é feita para você, onde em apenas alguns minutos você pode resolver dúvidas como:

O que é a CryptoMarket?

CryptoMarket é a primeira Exchange (Plataforma de intercâmbio) de Ethereum da América Latina. Atualmente a exchange facilita que milhares de pessoas e empresas possam ter acesso à tecnología Blockchain, mediante a compra de criptomoedas (ETH, BTC, XLM y EOS), utilizando suas respectivas moedas locais (R$, CLP, ARS, MXN ou EUR).

Esse empreendimento surgiu da necessidade de enviar e receber valores entre países com custos justos e com velocidade que se encaixem aos tempos atuais.

Deve notar que, para entender melhor essa definição, é necessário dominar dois conceitos chave: Blockchain e Ethereum.

Como a CryptoMarket opera?

Dentro desta plataforma de intercâmbio você encontra compradores e vendedores de Criptomoedas, estes por meio de ordens de compra (verde) ou venda (vermelho) estão determinando o preço destes ativos digitais. Considere a tabela abaixo como um exemplo para entender melhor. Observe que uma pessoa está disposta a vender 2,3537 ETH a um preço de CLP 194.800 por Ether, portanto em caso de especificar a venda, você obterá CLP 458.500.

Compra (observe os valores em verde): É possível notar pela imagem acima que o valor da “Ordem de Compra” é decrescente (preço mais alto ao mais baixo). Isso significa que se uma pessoa quer comprar 1 ETH ao preço de $ 192.050 (terceiro valor), será preciso aguardar que as duas ordens de compra dos valores $ 192.290 e $ 192.200 sejam executadas.

Exemplos de Exchange ou Mercado de Valores:
Existem diversas Exchanges ou Mercados que permitem a indivíduos e empresas transitar valores em  troca de um ativo, um exemplo disto são as distintas Bolsas de Valores, como Nasdaq, BOVESPA e até a feira de verduras onde se reunem os compradores e vendedores de um bem determinado (frutas ou vegetais). Dentro das maiores Exchanges de criptomoedas encontram-se:

O preço médio mundial é definido por transações globais feitas a cada segundo, existem vários sites que extraem essas informações por meios automatizados por APIs de diferentes Exchanges e determinam um preço médio para cada ativo digital. Os mais destacados são:

 

Por que às vezes o preço na CryptoMarket é maior ou menor que o preço médio mundial?

Conforme explicado anteriormente, o preço é definido pelos mesmos usuários através da oferta de compra e/ou venda. Existem diversas situações ou eventos que afetam o preço a nível global e que influenciam a compra e venda de ativos digitais, variando assim o seu preço. Em geral, se um ativo é valorizado em termos de mercado, a intensão de compra aumentará a disposição em pagar por ele.

Uma vez que um mercado adquire a liquidez necessária, a taxa entre o preço local em comparação à média mundial é estabelecida, fazendo com que os usuários adquiram esse ativo ao preço mais justo possível, evitando assim valores muito elevados. A liquidez de um mercado reflete na quantidade de transações geradas, quanto mais compras ou vendas existirem durante um período de tempo, mais líquido é o mercado.


Para mais informações, você pode visitar qualquer um dos seguintes artigos:

Segurança na CryptoMKT

 

Quais são as Tarifas cobradas pela CryptoMKT?

 

O que é e como comprar Bitcoin?

Was this helpful?